Afeto é a mudança do estado mental ou físico de um ser. Existem dois tipos de afetos. Afetos de alegria e afetos de tristeza.
Segundo Spinoza, afetos alegres são aqueles que elevam a nossa potência de viver, enquanto os afetos tristes diminuem essa potência.
Esses afetos geram conexões e por consequência memórias. Quando algo me afeta de forma positiva, toda vez que lembrar daquilo vou me sentir mais viva e feliz.
É aqui que podemos usar o afeto ao nosso favor. Criar conexões e lembranças que as pessoas querem ter novamente essa experiência.
Uma das formas de afetar é se aliar a outras coisas que já elevam o potência de existência de uma pessoa. Vou te dar um exemplo.
Na Rellicário eu compartilhei a receita de Brownie de Toddy. Fiz questão de colocar assim. Foi até hoje a receita mais replicada, e adivinha o que acontece? Além das pessoas amarem aquele Brownie e toda vez que fizerem, vão se conectar com a Rellicário, quando elas passarem na prateleira do supermercado e vê o pote de Toddy, também vão lembrar com alegria da gente!
Quando uma pessoa é simultaneamente afetada por dois afetos, um que a eleva, o outro consequentemente também vira causa dessa alegria (ou até tristeza).
Então vai aí uma dica valiosa! Liste sensações, objetos e experiências que você pode usar como aliados no seu negócio, que já elevam a potência do seu cliente e que ele vai conectar e lembrar de você quando sentir aquilo novamente.
Vou te ajudar. Tá frio, né? Imagina que você sirva para seu cliente o melhor chocolate quente da vida dele enquanto você dá um atendimento. Sim, toda vez que ele pensar em chocolate quente, ele vai pensar em você!
Ou pensando no atendimento a distância, imagina que algum item na decoração ou no seu comportamento crie um link até você?
Me conta o que você faria?
Esse é apenas uma das formas de afetar, e depois eu volto com uma história daquelas sobre isso!
Até mais! ♥️